AMARANTE RECEBE EXPOSIÇÃO DINAMIZADA PELO PROJETO “BIENNALE JEUNE CRÉATION EUROPÉENNE”

0
98

No dia 11 de setembro foi inaugurada a exposição “Jovem Criação Europeia 2019/2021”, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC). A atividade foi dinamizada de maneira diferente, uma visita noturna, a partir das 21h00.

A iniciativa repete-se dias 17 e 18, à mesma hora. Rosário Correia Machado, a responsável pelo departamento de Cultura do Município de Amarante, explica que, “com as visitas noturnas pretendemos dar início a uma nova relação entre o espaço, a sua coleção, as exposições e o visitante, num espaço de cultura mais aberto e permeável à comunidade. Pretendemos que todos sintam que, sempre que voltam ao museu, regressam a casa”, lê-se no comunicado.

Os interessados na visita noturna têm que se inscrever online, no site do MMASC.

Criada em 2000, a Biennale Jeune Création Européenne (Bienal Jovens Criadores Europeus / BJCE) tem como objetivo dar visibilidade e potenciar a integração de jovens artistas emergentes em circuitos artísticos e comerciais.

Atualmente, são sete municípios europeus que fazem parte deste projeto: Hjørring (Dinamarca), Cēsis (Letónia), Cluj (Roménia), Tremezzina (Itália), Figueres (Espanha), Amarante (Portugal) e Mountrouge (França). Em cada uma destas cidades há um júri próprio, ligado a uma instituição cultural local, que recebe e avalia as candidaturas dos jovens artistas. As obras selecionadas compõem a exposição coletiva que chega agora ao MMASC, depois de uma itinerância pelos restantes municípios que integram esta Bienal.

Fátima Frade Reis, Nádia Duvall, Patrícia Trindade, Mariana Castro, Maria João Costa, Natacha Martins e Margarida Fernandes são os jovens artistas portugueses que participam nesta exibição com pintura, escultura, artes visuais, fotografia e instalação.

“Jovem Criação Europeia 2019/2021” vai coabitar, no MMASC, com a exposição “Amadeo, entretecem-se as gerações…” de artistas e intelectuais Amarantinos: Amadeo de Souza-Cardoso, António Carneiro, Acácio Lino e Manuel Monterroso.

A exposição estará patente ao público até 3 de outubro de 2021.

Para visitar a exposição deve fazê-lo de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 12h30 e das 14h00 às 18h00. A entrada no MMASC tem o valor simbólico de um euro.

Mariana Carneiro

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

four + nineteen =