APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA PISA EM BAIÃO

0
304

No passado dia 15 de setembro, foi realizada em Baião, uma reunião de trabalho em que foi apresentado o Programa PISA (Programa Internacional de Avaliação dos Alunos) para as escolas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A reunião contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, o responsável pelo pelouro da Educação, José Pinho Silva, o coordenador nacional do programa PISA, Gonçalo Xufre Silva, a coordenadora de Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Olga Melo, e ainda o Primeiro – Secretário da CIM Tâmega e Sousa, Telmo Pinto.

Os responsáveis dos três agrupamentos de escolas de Baião também marcaram a sua presença, sendo eles, José Matos (Diretor do Agrupamento de Eiriz-Ancede), Manuela Miranda (Diretora do Agrupamento do Sudeste de Baião) e Nuno Mota (adjunto da Direção do Agrupamento de Vale de Ovil), bem como o coordenador do setor da Educação da Câmara Municipal de Baião, Fernando Alvarenga.

De acordo com o comunicado da autarquia, Gonçalo Xufre Silva referiu que “o Programa Internacional de Avaliação dos Alunos (PISA) tem como objetivo essencial avaliar a forma como os alunos de 15 anos aplicam as competências nos domínios da Matemática, Leitura e Ciências face a problemas que lhes são colocados em situações de contexto real. Não se trata de avaliar o currículo escolar ou apenas os conhecimentos adquiridos. Trata-se de analisar como no final da escolaridade básica os alunos são capazes de raciocinar e usar os conceitos apreendidos, bem como as ferramentas adquiridas, para explicar e prever fenómenos”, explicou.

Os Agrupamentos de Escola devem agora avaliar a pertinência do projeto e em breve serão revelados os pormenores da sua implementação em Baião.

No que diz respeito ao calendário escolar deste ano letivo, este está organizado por semestres.

O primeiro semestre arrancou hoje, dia 17, e termina a 28 de janeiro. Relativamente ao segundo, tem data marcada para 7 de fevereiro terminando a 7 de junho para os 9.º, 11º e 12.º anos, a 15 de junho para os 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos, e a 30 de junho para a educação pré-escolar e para o primeiro ciclo do ensino básico.

As férias de Natal decorrem entre 23 de dezembro de 2021 e 2 de janeiro de 2022 e as férias da Páscoa serão entre 11 e 18 de abril.

Mariana Carneiro

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

twelve − seven =