APRESENTAÇÃO DOS RESULTAS DO “PIICIE” DO TÂMEGA E SOUSA ACONTECEU HOJE EM MARCO DE CANAVESES

0
333

Decorreu durante a tarde de hoje, dia 19 de novembro, no Emergente Centro Cultural em Marco de Canaveses, a sessão de apresentação dos resultados do impacto social do projeto “Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa” (PIICIE).

A sessão foi iniciada por Telmo Pinto, Primeiro Secretário da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, ao contrário do que estava previsto, pois devia ter sido a vice-presidente da CIM do Tâmega e Sousa, Cristina Vieira. 

O Primeiro Secretário da CIM do Tâmega e Sousa começou por explicar que o PIICIE do Tâmega e Sousa se trata de um projeto conjunto do grupo SINCLAB da Universidade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, a CIM do Tâmega e Sousa e todos os municípios que fazem parte. 

Telmo Pinto admitiu que, apesar das circunstâncias em que os agrupamentos de escola foram colocados devido à pandemia, os resultados são favoráveis. 

“Apesar da caminhada ter sido difícil, os resultados são favoráveis. Estes resultados mostram que devemos continuar a trabalhar em rede, os municípios, os agrupamentos de escola e a própria CIM do Tâmega e Sousa”, explicou.

O projeto era para já ter terminado, a sua duração prevista era de 36 meses e no entanto, foi prolongado até aos 48 meses. 

O primeiro secretário da CIM do Tâmega e Sousa revelou ainda que a entidade vai continuar a alocar os apoios para as escolas dos municípios por causa da importância que revelam. 

Após a intervenção de Telmo Pinto, o grupo SINCLAB explicou como surgiu o PIICIE, as diferentes formas como foram realizadas as avaliações, os diferentes projetos e intervenções que fazem parte da CIM do Tâmega e Sousa. 

O grupo SINCLAB da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, responsável pela a avaliação do impacto social do projeto é composto por Alexandra Serra, Rui Serôdio e Sofia Pinto. 

A sessão continuou com um painel, composto por Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, José Fateixa, elemento da equipa da estrutura de missão do PNPSE, José Maria Azevedo, Técnico Superior do Secretariado Técnico do Emprego, Qualificação e Inclusão da CCDR-N, Carmen Carvalho, Subdiretora do Agrupamento de Escolas de Paços de Ferreira, e o moderador, Telmo Pinto, Primeiro Secretário da CIM do Tâmega e Sousa, onde foram analisados os resultados do projeto, assim como as experiências educativas locais. 

Ao longo do projeto PIICIE, segundo o que foi abordado no painel, os resultados foram positivos. Para os oradores trata-se de um trabalho conjunto da CIM do Tâmega e Sousa, dos técnicos do projeto, dos agrupamentos de escola e também das autarquias. 

A sessão foi terminada por João Miguel Gonçalves, Diretor Geral da DGEstE, que tal como os restantes oradores concordou que o sucesso do PIICIE se revelou nos diferentes agrupamentos escolares de uma forma bastante positiva. 

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

16 + 5 =