APRESENTAÇÃO OFICIAL DO RECANDIDATO PAULO PEREIRA PELO PS À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE BAIÃO

0
638

Na tarde do último dia do mês de julho, o Partido Socialista, apresentou oficialmente a recandidatura de Paulo Pereira à presidência da Câmara Municipal de Baião, no patamar superior à Praça D. Manuel de Castro.

 

EQUIPA QUE ACOMPANHA PAULO PEREIRA

Foram igualmente apresentados pelo próprio Paulo Pereira, os elementos que integram a equipa que o acompanha na sua candidatura à Câmara, assim constituída:

Filipe Fonseca, Anabela Cardoso, Henrique Ribeiro, José Lima, Liliana Castro, Carlos Maria Pereira, Rosa Pinto, Sérgio Miranda, Daniela Moreira, Elisabete Gomes, Daniela Mota, Pedro Vaz, Susana Pereira, Leandro Pinto, Ilda Pinto, José Maria Pereira, Márcia Lopes, Liliana Mota, Rodrigo Pinto, Maria José Pinto e Fernanda Pereira.

JOSÉ HENRIQUE MAGALHÃES – MANDATÁRIO DA CAMPANHA

A apresentação iniciou-se com a intervenção do mandatário da campanha, José Henrique Magalhães, que explicou a honra que sente em ser convidado por Paulo Pereira para seu mandatário e o que o fez aproximar ao PS, além do afeto que lhe deram “vi neles princípios de verdade, honestidade e dedicação aos outros”. Referindo-se à campanha, sublinhou “Acredito, tenho a certeza de que todos serão atores de uma campanha esclarecedora e limpa”. Dirigindo-se ao candidato disse “Paulo Pereira, por si, adivinho uma caminhada segura e serena para o desempenho de um novo mandato”.

ANA MARTA – PRESIDENTE DA JS DE BAIÃO

Seguiu-se a Líder da Juventude Socialista de Baião, Ana Marta Silva, que saudou a JS, lembrando “As pessoas foram e são o foco da nossa ação, apostamos na promoção do concelho e nas atividades”. Falou da educação, da cultura, do confinamento, da saúde “Fomos intransigentes na construção de um Centro de Vacinação em Baião para não termos de ir para o Marco” A implementação do programa “Retoma Baião” para apoiar as empresas, também lhe mereceu referência, assim como o PRR e as obras que vão ser possíveis fazer de grande importância para as acessibilidades de Baião. Ana Marta concluiu afirmando “Este caminho de contas certas, só tem sido possível com uma liderança forte por parte de Paulo Pereira. Reconheço-lhe a força para continuar a levar para a frente este concelho. Confiança no futuro, rumo a uma grande vitória nas próximas eleições”.

MANUEL PIZARRO – PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DISTRITAL DO PORTO DO PS

Manuel Pizarro, presidente da Federação Distrital do Porto do PS, saudou todos os presentes, assinalando o facto de estar muita gente, e sobretudo a cumprir as regras de higiene e segurança, cumprimentando em especial, Paulo Pereira. Este dirigente político disse que “A participação democrática é muito importante”. Não deixou de atacar a oposição por defender que não deveria haver eleições por causa da pandemia “Mas, penso o contrário, os cidadãos apesar da pandemia devem participar e votar”, afirmou. Bastante entusiasmado com esta recandidatura, Manuel Pizarro, salientou “Paulo Pereira estás mais que capacitado para a gestão de Baião, sobretudo dos fundos comunitários que aí vêm”. Lembrou que a região do Tâmega e Sousa precisa de políticas e investimentos públicos para o futuro. Recordou “Só se vence eleições com o voto do povo, mobilizando as nossas famílias, os nossos amigos e conhecidos”, rematou.

JOSÉ LUÍS CARNEIRO – SECRETÁRIO-GERAL ADJUNTO DO PS

A anteceder o candidato, usou da palavra o Secretário-Geral Adjunto do PS, José Luís Carneiro, que começou por cumprimentar todos os presentes e afirmar “verdadeiramente, só há um projeto credível para o concelho, capaz de fazer o que Baião precisa. Cuidar sobretudo das pessoas”. “Queria deixar uma palavra de agradecimento a Armando Fonseca, que me acompanhou na Assembleia Municipal, um autarca com provas dadas e que é o candidato à Assembleia Municipal. A outra palavra, a esta candidatura que representa, em primeiro lugar, o compromisso com as pessoas, que têm algo para nos dizer, mesmo que muitas vezes seja aquilo que não queremos ouvir”, observou José Luís Carneiro. Falou da melhoria das acessibilidades, nomeadamente a ligação de Baião à Ponte da Ermida, que já está prevista no PRR “também a Paulo Pereira se deve esta obra, que trabalhou muito e que irás ter a sorte de ser na tua presidência que a vamos inaugurar”, comentou o Secretário Geral Adjunto. “O único projeto que tem um rumo, um destino, valorização dos nossos recursos das nossas pessoas é o projeto liderado por Paulo Pereira”, afirmou José Luís Carneiro. Terminou desejando felicidades ao amigo Paulo Pereira “é um homem digno e honesto” e ao candidato à A.M. Armando Fonseca.

PAULO PEREIRA – RECANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE BAIÃO

O recandidato à presidência da Câmara, Paulo Pereira, no seu longo discurso, agradeceu a presença de todos e partilhou a sua vida pessoal e familiar desde a sua infância, até aos dias de hoje, as suas origens, o seu percurso de vida, o carinho que nutre pela mãe, na casa dos 90 anos de idade, que sentada na primeira fila de cadeiras não deixou de se emocionar ao ouvir a história contada pelo seu próprio “caçula”.

“Um jovem que teve a sorte do aconchego e alento da família, o ombro e a força dos amigos; a disponibilidade, a generosidade e o carinho dos vizinhos! Um jovem que teve a sorte de usufruir na máxima amplitude o viver em Comunidade”, descreve, Paulo Pereira.

Até que em meados de 1997, três pessoas trocaram-lhe as voltas e levaram-no a enveredar pela política local. Paulo Pereira disse que em 1997, não passaria pela cabeça dele que, quase 25 anos depois, estaria ali, na qualidade de recandidato à Presidência de Câmara.

Foi com esta humildade, gratidão e respeito, como diz “Com a consciência tranquila de quem sempre deu o seu melhor, se empenhou, se esforçou, lutou, para que nos últimos quatro anos Baião continuasse a evoluir no seu desenvolvimento”.

O recandidato, traçou uma perspetiva do que tem sido o governo Socialista de Baião no executivo, há dezasseis anos “Foram dezasseis anos de uma caminhada ímpar para Baião. É inegável o salto qualitativo que o concelho deu em todos os domínios”, afirmou.

“2020 foi mesmo o ano do maior investimento de sempre em Baião” Falando já do mandato que agora acaba, salientou “Muito recentemente alcançámos três proezas notáveis, com o apoio imprescindível do nosso Governo, garantimos a ligação à Ponte da Ermida, a ligação entre Soalhães e Mesquinhata e a qualificação da Estrada 304-3 entre Teixeira e Santa Marinha do Zêzere”.

Todavia deixou um apelo ao Governo “Falta-nos, entretanto, algo importante.

E aproveito a presença de ilustres membros do governo e do partido socialista para apelar a que se faça justiça a territórios como Baião, com a redução das portagens. Territórios como o nosso, não podem estar a somar custos de contexto como o tarifário das autoestradas, os gastos do combustível vs distância, para aceder à saúde, justiça ou à cultura. Há muitas pessoas que vivem em Baião e trabalham na área metropolitana do Porto. Uma redução desse custo pode fazer a diferença entre permanecer no nosso território ou ter que ir viver para outro local”.

Mencionou várias intenções, estruturantes e emblemáticas, para o próximo mandato, caso seja eleito, que brevemente serão divulgadas após a conclusão do seu programa eleitoral, das quais destacamos:

Uma das mais importantes certificações ambientais de territórios a nível mundial, desenvolvida pela Earthcheck e validada pela organização mundial Global Sustainable Tourism Destination.

A intenção de construção da “Casa das Memórias”, com projeto já feito. No inicio das próximas semanas o arranque de um percurso pedonal ao longo do rio Ovil, estando a concurso a primeira fase, na foz do rio Ovil, articulando com o percurso pedonal do Douro. O objetivo é o de ligar a foz à nascente. Da mesma forma será pensado um projeto para o rio Teixeira, entre muitos outros.

Paulo Pereira falou sobre a criação do compromissómetro, que é o repositório de todos os compromissos assumidos, permitindo verificar, online, o seu grau de de execução. “Ontem, sexta-feira, estava com 98% dos compromissos executados ou em execução”. Ironizando afirmou “se as pessoas viessem a votar, apenas, em função do grau de execução do cumprimento dos compromissos, este poderia ser o resultado: 98%”.

Não terminou sem uma referência aos elementos que o acompanham neste mandato: o José Lima, o Henrique Ribeiro, a Anabela Cardoso e Pinho Silva. “Que grande privilégio ter-vos como colegas de equipa, como vereadores, como amigos. Permitam-me, aqui, uma referência muito especial ao Prof. Pinho Silva, vereador e vice-presidente da Câmara. Ele que, por vontade própria, não integrará a próxima equipa à Câmara. Um SENHOR com todas as letras maiúsculas. Desde sempre, um servidor da causa pública. Um homem de prestígio. Leal, sensato, inteligente, culto, ponderado, trabalhador, arguto, respeitador, amigo, humilde, de elevada inteligência emocional. Enquanto autarca, deu um contributo inestimável ao Município, a Baião, aos Baionenses”. Continuou “Fez um trabalho de grande relevo em vários pelouros, foi um verdadeiro suporte e esteio da nossa organização. Eu ficar-lhe-ei eternamente grato pelo seu enorme contributo no sentido de um Baião melhor, pelo que fez pela nossa Equipa, pelo que fez por mim”.

Finalizou afirmando “Hoje, apresento a minha candidatura a Presidente da Câmara de Baião com a mesma motivação e energia positiva de sempre. Para servir Baião e para servir os baionenses’’, deu ainda a sua palavra de honra que “continuarei a ser igual a mim mesmo. Continuarei focado. Mais do que agradar a todos, continuarei a dar o meu máximo no sentido de servir todos. Defendendo intransigentemente o interesse público e o bem comum.”.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

seventeen + 9 =