DIA INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA ASSINALADO EM MESÃO FRIO

0
265

O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza é assinalado anualmente no dia 17 de outubro.

De forma a assinalar esta data, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Mesão Frio, em parceria com o Contrato Local de Desenvolvimento Social – CLDS 4G Porta D’Ouro, proporcionaram durante o dia de hoje, dia 15 de outubro, um evento para explorar a temática sobre a desigualdade social, junto dos alunos do 4.º ano, do Ensino Básico, do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade, no Centro Escolar de Mesão Frio.

O objetivo deste evento era criar uma discussão acerca da desigualdade social, sendo distribuídos lanches distintos a cada criança, para que elas pudessem a refletir sobre a injustiça de serem tratadas de modo diferenciado.

Posteriormente foi exibido o filme «Maria Liberdade», produzido pelo Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN Portugal, com o propósito de sensibilizar as crianças, através desta história infantil, para questões como a pobreza, as desigualdades, as injustiças, as discriminações e as exclusões sociais.

Após os alunos assistirem ao filme, foram desafiados a descrever a desigualdade social, numa só palavra e a apresentar soluções, foi ainda oferecido a cada criança o livro “Maria Liberdade”.

A atividade terminou com um lanche partilhado entre todos, com os alimentos que cada criança trouxe de casa, na sua lancheira e com um bolo confecionado pela Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio.

A sessão contou com o apoio da Câmara Municipal de Mesão Frio e do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade.

Mariana Carneiro

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

one + sixteen =