DOLMEN: CONGRESSO NACIONAL DO PROJETO DESAGRO 4.0 JUNTOU ESPECIALISTAS EM MARCO DE CANAVESES

0
181

A Cooperativa Dolmen, no âmbito do Desagro 4.0, promoveu hoje um congresso, no Emergente Centro Cultural do Marco de Canaveses, que juntou um conjunto de especialistas de várias entidades e universidades.

 

Em discussão esteve a digitalização ao serviço do desenvolvimento dos territórios rurais.

A sessão de abertura esteve a cargo de Cristina Vieira, presidente da Dolmen e da Câmara do Marco de Canaveses, que abordou o programa Desagro 4.0, referindo que “surgiu da vontade de se encontrar soluções tecnológicas para vários setores de atividade”.

“Concretizamos oito dossiers de inovação que pretendem ser uma ferramenta de apoios aos empreendedores”, precisou.

Cristina Vieira realçou, ainda, a parceria com a Escola Profissional de Agricultura do Marco de Canaveses (EPAMAC), instituição que acolheu uma mostra tecnológica com caráter demonstrativo em campo, de algumas das tecnologias aplicáveis aos setores objeto de estudo, na sua componente animal e vegetal.

O congresso contou, depois, com a intervenção de João Ribeiro Lima, da Universidade Lusófona de Lisboa, que abordou a implementação das tecnologias no setor agroalimentar e agroindustrial.

O evento teve uma mesa redonda, com a participação de Ricardo Braga, do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, Telmo Pinto, primeiro secretário da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, José Boaventura Cunha, INESC-TEC – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Juliana Salvação, da Associação Aguiar Floresta, e António Sousa, da empresa Apoio a Produtores de Vinho Verde, que debateram as potencialidades e constrangimentos na inovação tecnológica.

A sessão de encerramento esteve a cargo de Elsa Pinheiro, da Dolmen, Alberto Moreira Baptista, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e Carla Alves, diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte.

 

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

seventeen − fourteen =