ENCERRAMENTO NO PRÓXIMO SÁBADO DAS COMEMORAÇÕES DOS 40 ANOS DE VIDA LITERÁRIA DE ANTÓNIO MOTA

0
97

A autarquia de Baião vai encerrar as comemorações dos 40 anos de vida literária do escritor António Mota, no próximo sábado, dia 30.

Em março deste ano a Câmara Municipal de Baião atribui-lhe a Medalha de Mérito Cultural numa cerimonia emotiva que distinguiu o “seu papel preponderante na promoção da cultura e da literatura portuguesa, ao longo dos seus 40 anos de carreira”. Reconhecimento que se soma a uma lista impressionante de prémios e distinções.

O escritor é um dos autores mais premiados da literatura infantojuvenil portuguesa. Por isso mesmo, num ano especial, a terra do escritor quer homenageá-lo e as surpresas serão mais que muitas.

Nascido a 16 de Julho de 1957, em Ovil, Baião, António Mota, foi professor do ensino básico, e ficou conhecido como o autor da literatura-juvenil. Em 1979, escreveu o seu primeiro livro, ”A Aldeia das Flores”. Tem também outras obras publicadas e traduzidas em castelhano e galego. Ao longo da sua vida, foi recebendo vários prémios e os que mais se destacam são: o Prémio da Associação Portuguesa de Escritores (1983), para o livro “Rapaz de Louredo”, o prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças (1990), para o livro, “Pedro Alecrim”, o Prémio António Botto (1986), para “A Casa das Bengalas”, e também o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para crianças e jovens (2006, categoria Livro Ilustrado), para o seu livro “Se eu fosse muito magrinho”. As solicitações são muitas para visitar escolas do ensino básico e secundário e bibliotecas em diversas localidades do país e estrangeiro. Tem colaborado em vários jornais e interveio em ações realizadas por várias Escolas Superiores de Educação de Portugal.

A cerimonia de encerramento aberta ao público em geral, está agendada para as 21h00, no Auditório Municipal de Baião.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

3 × 5 =