FALECEU JORGE SAMPAIO (1939 – 2021)

0
585

O antigo Presidente da República, Jorge Sampaio faleceu hoje, com 81 anos.

Presidente da República durante dois mandatos, entre 1996 e 2006, Jorge Sampaio deixou também a sua marca no concelho de Baião.

No ano de 1998 a sua presença em Baião é marcada pela visita às escolas no concelho, inseridas do projeto “presidência aberta na educação” e uns meses mais tarde na inauguração da Ponto de Ermida que une os concelhos de Baião e Resende.

Em fevereiro de 1998, Jorge Sampaio visitou a aldeia de Mafómedes, onde conheceu duas gémeas, Andreia e Oriana, que tinham abandonado os estudos com 10 anos pois não tinham transporte para poderem frequentar a aulas.

O antigo Presidente da República ficou descontente com a situação, pois ambas tinham um bom aproveitamento escolar, decidiu solucionar o problema das gémeas em conjunto com a Presidente da Câmara Municipal de Baião naquela altura, Emília Silva.

Mais tarde, no dia 8 de julho de 1998, Jorge Sampaio voltou a visitar as terras baionenses, desta vez para a inauguração da Ponte de Ermida, considerada como a “obra do século”, que une o concelho de Baião ao de Resende.

No dia da inauguração, Jorge Sampaio contou com a presença de milhares de cidadãos, que se juntaram a ele e aos autarcas dos concelhos em questão para celebrar um feito bastante importante tanto para Baião como para Resende.

No ano de 2000, Jorge Sampaio voltou a visitar Baião, para as celebrações do Centenário da Morte de Eça de Queirós, que foram realizadas na Fundação Eça de Queirós, em Tormes, Santa Cruz do Douro.

Jorge Sampaio estava internado no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, desde o dia 27 de agosto, devido a dificuldades respiratórias que sentiu enquanto estava de férias com a sua família.

Mariana Carneiro

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

three × 5 =