FEIRA DO DOURO VERDE PROMOVIDA PELA DOLMEN VALORIZOU TODA A REGIÃO

0
713

As principais potencialidades do Douro Verde, do qual fazem parte os municípios de Amarante, Baião, Cinfães, Marco de Canaveses, Penafiel e Resende, foram, durante 13 dias, mostradas e valorizadas perante um público alargado, através da Feira do Douro Verde, promovida pela Dolmen – Desenvolvimento Local e Regional.

A programação foi diversificada, conjugando atividades presenciais e online, e terminou com o espetáculo “Sonoridades do Douro Verde”, realizado na noite de 31 de agosto, no espaço Emergente – Centro Cultural de Marco de Canaveses.

A feira teve como principal objetivo o reforço da capacidade de empreendedorismo, a divulgação dos produtos locais e a valorização das suas gentes, conforme salienta a Presidente do Conselho de Administração da Dolmen, Cristina Vieira, lembrando que “os territórios rurais são possuidores de um capital imenso. O Douro Verde é exemplo disso mesmo e a Dolmen é um parceiro incontornável no desenvolvimento e coesão deste território. Foi por isso que, durante esta feira, colocamos à distância de um clique todas as potencialidades deste território, feito por gentes empreendedoras e acolhedoras”.

A presidente da Dolmen continuou referindo “Temos tanto para oferecer. Estamos entre o Douro Urbano e o Douro Vinhateiro, a riqueza paisagística, histórica e cultural desta região é inegável e quem nos visitar vai poder observar, conhecer, vivenciar e saborear e vai querer voltar, seguramente. Agora esperamos que as pessoas nos visitem e possam comprovar que temos razão quando dizemos que há muita vida aqui, neste paraíso verde junto ao Douro, e que esta é uma região onde vale a pena visitar, viver e investir”.

 

Diariamente, foram apresentadas diferentes propostas de fruição: da natureza, com atividades de canyoning, Stand up Paddle ou passeio de barco pelos rios, com passeios de buggy e de jipe ou birdwatching nas serras, e com caminhadas como o “Siga o Rebanho” ou “Pelos Caminhos de Jacinto”; da cultura, com passeio de scooter pela Rota do Românico ou participação em workshops de pintura, como foi o caso de “A Tela, Eu e Amadeo”; dos sabores, dando sugestões sobre a fantástica gastronomia e vinhos da região; das tradições, refletidas no artesanato e nos nossos genuínos produtos locais; e por fim da música e animação, com o “Sonoridades do Douro Verde”, que juntou seis grupos/projetos musicais: Propagode Música Tradicional (de Amarante), Toka & Dança (de Marco de Canaveses), Grupo de Guitarras de Penafiel (de Penafiel), Arribamonte (de Baião), Aromas do Verde (de Cinfães) e os Açanar e Abantar (de Resende). A noite foi ainda animada pelo grupo de teatro Viajantes no Tempo.

Foram ainda criados momentos de reflexão com os Serões de Aldeia “Dos Prados do Douro Verde ao Prato” e “Douro Verde, mais que um Destino”.

“Foram muitos os parceiros envolvidos para que esta feira pudesse acontecer e essa é também uma verdadeira mostra que a união faz a força e que juntos somos capazes de elevar o nome da nossa região e mostrar o seu valor”, sublinhou ainda Cristina Vieira.

A feira, cujo balanço é positivo, terminou, mas o propósito continua, porque… há muita vida aqui!

FEIRA PERMITIU APOIAR CAUSAS SOCIAIS NA REGIÃO

A Feira do Douro Verde teve também subjacente a preocupação com as causas sociais. No âmbito das duas caminhadas promovidas nos dias 21 e 26 de agosto, o “Siga o Rebanho” e “Pelos Caminhos de Jacinto” foram angariados 1300€, valor que a Dolmen entendeu destinar aos Bancos de Ajudas Técnicas existentes nos seis municípios da região, tendo em conta a importância que estes bancos têm para a comunidade local.

Assim, a verba será utilizada na aquisição de equipamentos, tendo como objetivo apoiar aqueles que de forma permanente ou temporária necessitam de um cuidado especial, na sua reabilitação ou garantia de uma melhor qualidade de vida.

A Feira do Douro Verde insere-se no projeto Economia Ativa no Douro Verde, apoiado pelo Norte 2020 e que tem como objetivo a promoção do espírito empresarial em territórios de Baixa Densidade.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

one × 3 =