GRUPO DE 26 CIDADÃS BAIONENSES FORAM AO NÚCLEO REGIONAL NORTE DA LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO

0
221

Hoje, dia 8, a Câmara Municipal de Baião, efetuou o transporte de um grupo de 26 cidadãs residentes em Baião, às instalações do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro, no Porto.

Esta deslocação destinou-se à realização de exames complementares no seguimento de rastreios ao cancro da mama já efetuados e que precisavam de repetir os mesmos ou de fazer consultas de aferição.

O transporte foi feito por via da articulação entre o pelouro dos Assuntos Sociais da autarquia e o Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega I – Baixo Tâmega.

Durante as próximas semanas, será assegurada outra viatura que fará novamente o transporte de utentes que necessitem de se deslocar àquela Instituição, para o mesmo efeito.

Fonte da autarquia informou que este apoio tem como objetivo “contribuir para a prevenção e diagnóstico precoce da doença”, explica o Vice-presidente da Câmara de Baião e responsável pelo Pelouro dos Assuntos Sociais, José Pinho Silva. “Colaboramos ativamente com as autoridades de saúde e com a Liga Portuguesa Contra o Cancro porque entendemos que este é um assunto de grande importância e pode fazer a diferença para a saúde e para o bem-estar destas cidadãs”, acrescentou.

Como habitual, após referenciadas pelas unidades de saúde do concelho de Baião, as mulheres com mais de 50 anos são convocadas para a realização do rastreio ao cancro da mama, que é efetuado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro.

De acordo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, após a realização deste exame por vezes é necessária a sua repetição ou encaminhamento para consulta de avaliação. Esta consulta não significa que a utente tenha algum problema grave e na grande maioria dos casos serve apenas para esclarecer qualquer dúvida.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

18 − 8 =