LINHA DE APOIO AO DOENTE ONCOLÓGICO COM NOVOS SERVIÇOS

0
265

A LADO – Linha de Apoio ao Doente Oncológico, foi criada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, Núcleo Regional do Norte, no início da crise pandémica da COVID-19 a 21 de Março de 2020.

Conscientes das necessidades destes doentes em isolamento, a LPCC-NRN, lançou uma linha telefónica gratuita que assegurou diversos serviços a todos os doentes oncológicos e cuidadores, nomeadamente ao nível do apoio social e económico, entrega de refeições e medicamentos, apoio psicológico e jurídico.

Ao longo de 10 meses e após milhares de chamadas e apoios concedidos a “LADO”, permaneceu sempre ativa todos os dias de 2.ª a 6.ª feira das 9h00 às 17h30.Durante este período foram prestados os seguintes apoios: 5540 – Refeições  distribuídas em casa dos doentes; 347-Medicamentos entregues  em casa dos doentes; 272-Apoios financeiros  a doentes com carência económica; 96 – Pedidos de Informação  sobre o Cancro e a COVID-19; 623-Consultas de Psico-Oncologia  a doentes e familiares, através de telefone ou videochamada; 193-Pedidos de Informação sobre os Direitos  dos Doentes no trabalho e na saúde.

Durante esse período, verificou-se um aumento significativo do número de pedidos de apoio e uma grande procura por parte dos doentes e familiares. Com este novo confinamento iniciado em janeiro de 2021, sentiu-se a necessidade de reformular e acrescentar alguns novos serviços de apoio aos doentes oncológicos.

Assim, a existência deste serviço/Linha, é tão importante para estes doentes oncológicos nesta altura de pandemia COVID-19 para saberem que não estão sozinhos e que o Cancro não está esquecido

SERVIÇOS DA LINHA DE APOIO:

Apoio social e económico; Entrega e recolha de bens alimentares, oferta de cabaz alimentar (NOVO); Consulta de Psico-Oncologia; Compra e Entrega de Medicamentos Hospitalares e Farmácia; Apoio emocional (NOVO, conversa com voluntários NRN); Requisição de Ajudas Técnicas  |  Visita de proximidade (NOVO) e Informação sobre os direitos dos doentes e COVID 19  |  Apoio Jurídico

 

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

seventeen + twenty =