O Festival Literário do Marco (FLIM) arrancou hoje, em formato alargado, depois de dois anos de interregno devido à pandemia de covid-19.
Trata-se do primeiro evento organizado pela autarquia após a pandemia, que a presidente Cristina Vieira pretende que “ajude a retomar a normalidade, contribuindo para a economia local e trazendo mais vida para o concelho”.
“Os marcuenses querem ter acesso aos nossos eventos e por isso aumentamos os dias de festival, que serão cinco. Vamos ter prata da casa, como a Artâmega, vamos ter teatro, poesia, momentos culturais e figuras nacionais como a Catarina Furtado e o Rui Zink”, elencou a presidente da Câmara do Marco.
Hoje, o arranque do festival decorreu no Mercado Municipal, com o “Mercado de Sonhos”, destinado às crianças do concelho e para comemorar o Dia Mundial da Criança.
Até domingo, dia 05, aquele espaço tem disponíveis insufláveis, pinturas, jogos e pipocas.
“Não há nada melhor que ver as nossas crianças felizes isto vai estar até ao dia 05 de junho, por isso quem não tiver oportunidade de vir durante a semana pode fazê-lo no sábado e no domingo”, frisou a autarca.
Programa:
2 de junho – quinta-feira
II Concurso Literário e Artístico FLIM – Tema: Cuidar
14:00 – Entrega de Livro e Diploma – Emergente Centro Cultural
3 de junho – sexta-feira
10:00 – Apresentação do Livro “Wow! Um Túnel no Tempo?!” ” – Sónia Moreira – Emergente Centro Cultural
14:30 – “Gestão Ativa do Património Natural da Serra da Aboboreira” – Apresentação e distribuição de material pedagógico sobre a Serra da Aboboreira – Associação de Municípios do Baixo Tâmega – Emergente Centro Cultural
21:00 – Momento Musical – Emergente Centro Cultural
21:30 – À Conversa com …Catarina Furtado – Apresentação: Iva Soares – Emergente Centro Cultural
4 de junho – sábado
10:30 -18:00 – Atividades de Animação Infantil – Alameda Dr. Miranda da Rocha
10:30 – Inventa – Em cena para a família “Germinação” – Teatro do Montemuro – Emergente Centro Cultural
21:00 – Momento Musical
21:30 – À Conversa com… Rui Zink – Apresentação: Iva Soares – Emergente Centro Cultural
5 de junho – domingo
10:30 – 18:00 – Atividades de Animação Infantil – Alameda Dr. Miranda da Rocha
16:00 – Apresentação do Livro – “Coração descalço – a quem procuras” – Associação de Amigos de Tongobriga – Emergente Centro Cultural
21:00 – Música / Poesia – “Partido Coração” música de Rui David e poesia de Renato Filipe Cardoso – Emergente Centro Cultural
23:00 – Encerramento