MARCO: NOVO MUSEU CARMEN MIRANDA “É A SEGUNDA OBRA CULTURAL ESTRUTURANTE DO CONCELHO”

0
183

A presidente da Câmara do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, considerou, na sexta-feira, dia 05 de agosto, que a abertura do novo Museu Carmen Miranda “é um grande passo para um projeto cultural diferenciador no concelho”.

 

“Trata-se da segunda obra física cultural e estruturante para o concelho, depois do Emergente”, vincou, acrescentando: “a população marcuense pode e deve orgulhar-se deste novo espaço”.

Cristina Vieira falava na inauguração da exposição “Antestreia”, que marcou a abertura do remodelado museu, uma obra orçada em mais de um milhão de euros, no dia em Carmen Miranda se completou 67 anos da sua morte.

O novo espaço, que manteve a traça original dos dois edifícios existentes, conta com um novo corpo que os une, possibilitando um conjunto de atividades e que irá agregar uma exposição permanente dedicada “à pequena notável”.

O edifício integra, também, a Loja Interativa de Turismo, um espaço para os artesãos do concelho e o espaço Dolmen.

 

“O novo museu será um contributo a Carmen Miranda, mas com novas valências”, destacou Cristina Vieira, adiantando que “haverá, também, um espaço dedicado à aprendizagem, para passar a mensagem às pessoas, sobretudo aos mais novos, de quem foi Carmen Miranda”.

Sobre a exposição, a presidente da Câmara do Marco de Canaveses realçou o trabalho de António Ponte, diretor do Museu Nacional Soares dos Reis, que foi o seu organizador.

Aos presentes, António Ponte descreveu a exposição, composta por fotografias, imagens e algumas das joias de Carmen Miranda, “que pretende ser uma linha cronológica da vida da artista”.

 

“Esta exposição conta com quatro momentos da vida de Carmen Miranda, que vai desde a vida familiar, à produção cinematográfica e à sua morte”, disse António Ponte, acrescentando que “a exposição permite que as pessoas se vão apropriando do novo espaço”.

O novo Museu Carmen Miranda será oficialmente inaugurado no dia 09 de fevereiro de 2023, data do nascimento da artista, com um evento que os responsáveis querem “manter surpresa”.

 

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

7 + eighteen =