MESÃO FRIO: AUTARCA EXALTA POPULAÇÃO A VALORIZAR O PASSADO PARA PASSAR ÀS NOVAS GERAÇÕES

0
731

O presidente da Câmara de Mesão Frio, Paulo Silva, exaltou hoje a população “a valorizar o passado, não o esquecendo e o perdendo”.

 

“Temos de valorizar o nosso passado, não o podemos esquecer e nem perder. Temos de passar às novas gerações. Mesão Frio é uma terra muito rica, mas às vezes não nos apercebemos do que temos”, vincou o autarca na cerimónia de abertura da Feira Anual de Santo André, que arrancou com o Dia do Município.

O edil considerou que “este dia se reveste de uma importância maior”. “Mesão Frio faz 870 anos desde a atribuição do foral e, em 2023, celebraremos os 900 anos de Barqueiros. Temos um património muito valioso e temos uma coisa que pouca gente tem, paisagem”, sublinhou.

De acordo com Paulo Silva, o executivo municipal tem essa tarefa, “de puxar pelos galões e mostrar ao país e ao mundo o que realmente tem e o que tem é bom e é belo”.

O presidente da autarquia falou, ainda, sobre a programação da feira, que vai durar sete dias, referindo que este ano foi escolhida uma “programação eclética”.

No final da sessão de hoje, que evocou Almeida Carvalhais, assinalando os 100 anos da sua morte, foram homenageados os colaboradores da autarquia com mais de 30 anos de serviço.

 

Programa:

No dia 01 de dezembro, a Feira do Burro terá nova roupagem, numa colaboração do município, com a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, que pretende dignificar aquele animal que tanta tradição tem no concelho.

No mesmo dia, prossegue a iniciativa “Douro em Tons de Rosé”, com mais provas e mais conversas sobre os vinhos Rosé da região duriense.
No mesmo dia, que abre a Praça da Alimentação, no Multiusos Municipal, com a presença de restaurantes e produtores de vinho locais.

No dia 2 de dezembro, decorre a habitual Noite de Fados, nas instalações da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mesão Frio.
O Mercado Medieval é a grande novidade da Feira Anual de Santo André de 2022. Nos dias 03 e 04 de dezembro haverá várias atividades por toda a vila. O mercado vai acontecer na emblemática Rua do Balcão e também no histórico Largo do Pelourinho. Destaque para o cortejo e para o espetáculo de fogo, que decorrem no domingo, já depois dos Anjos animarem Mesão Frio com o concerto no final do dia anterior.

O outro grande momento musical do Santo André 2022 é no dia 07 de dezembro, com o espetáculo dos Wet Bed Gang, que trarão novos ritmos e públicos à Porta do Douro.

A festa termina no dia 08 de dezembro, com muita animação de rua e um momento de música popular para fechar a Praça da Alimentação.

 

Feira tradicional

A feira tradicional decorre nos moldes habituais. São esperadas dezenas de feirantes, que animarão as ruas e avenidas da vila nos dias 01, 03, 04 e 08 de dezembro com todo o tipo de produtos que é costumeiro encontrar no evento.

 

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

three × 1 =