MUNICÍPIO BAIONENSE COM LINHA ESPECIAL DE ATENDIMENTO E TAMBÉM ATENDIMENTO AO PÚBLICO POR MARCAÇÃO A PARTIR DE AMANHÃ

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-Finalidade é de minimizar constrangimentos causados pelo COVID-19

 

A partir de amanhã, dia 18 de março, a Autarquia de Baião tem uma linha de atendimento especial ao serviço dos cidadãos baionenses a viver em Baião, no resto do país e no mundo.A linha funcionará todos os dias da semana. O objetivo é o tentar ajudar todos quantos possam ter dúvidas relacionadas com diversos assuntos na sequência dos constrangimentos provocados pelo Coronavírus que têm levado ao encerramento de serviços e equipamentos, não só a nível local, mas também nacional. “A abertura da linha é justificada com o facto de haver baionenses que, a cumprir as ordens da Direção Geral de Saúde (DGS), estão em casa e precisam de apoio e/ou esclarecimentos, nomeadamente quanto ao encerramento de serviços, extensão de prazos de validade de diversa documentação, sobretudo pagamentos, informação sobre o ponto de situação quanto aos transportes, unidades de saúde, farmácias do concelho ou os documentos necessários para aceder à medida de apoio a filhos menores de 12 anos, entre outros”, refere Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião.

A chamada telefónica tem o custo de uma chamada local e, do outro lado, vão estar técnicos da autarquia munidos de informação atualizada diariamente para responder às mais diversas dúvidas que possam surgir e anotar, sinalizar e dar seguimento a eventuais pedidos de ajuda da população, sobretudo a mais idosa que, sozinha, não tenha possibilidade de tratar de questões como sejam as relacionadas com medicamentos ou alimentação, entre outras.

Neste seguimento, Paulo Pereira já solicitou, inclusivamente, o apoio de todos os presidentes de junta locais no sentido de se fazer o levantamento junto da comunidade, com a máxima brevidade, de população mais vulnerável que possa estar a precisar de apoio em necessidades básicas.

A linha entra em funcionamento às 9h de dia 18 de março e funciona todos os dias da semana através dos seguintes contactos:

  • 255 540 500 nos dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 17h
  • 912032722 / 912031633 das 17h às 22h em dias uteis. Ao fim de semana das 10h às 12h e das 14h às 18h através dos números de telefone móveis.

O edil baionense relembra que “as pessoas que suspeitem estar infetadas pelo novo coronavírus devem continuar a ligar para a Linha Saúde 24 (808 24 24 24), que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana”. “A linha agora criada pela Câmara Municipal de Baião não esclarece, nem pode, dúvidas relacionadas com questões do foro clínico. De acordo com as informações da DGS quem tiver tosse, febre e dificuldade respiratória, deve isolar-se, não se deslocar às urgências e contactar, de imediato, a Linha SNS 24”, acrescenta Paulo Pereira.

ATENDIMENTO PASSA A SER FEITO POR MARCAÇÃO

A Câmara Municipal de Baião encerrou as seguintes valências devido ao surto de Covid 19 que está a assolar o país e o mundo: Biblioteca Municipal,
Museu, Centro Hípico, Posto de Turismo, Centros de Relação Comunitária, Mosteiro de Santo André de Ancede, Piscinas Municipais, Auditório Municipal e Pavilhão Multiusos.

Tudo o resto continua em funcionamento, mas, a partir de 18 de março, a autarquia apenas presta atendimentos ao público por marcação. Os cidadãos devem fazer a sua marcação através do e-mail, geral@cm-baiao.pt, e dos contactos telefónicos dos respetivos serviços:

  • Serviços centrais: 255 540 500
  • Gabinete de Apoio ao Emigrante e Centro de Informação ao Consumidor: 255541016
  • Campus Social de Baião: 255 541 390
  • Posto de atendimento de Ancede: 255 552 023
  • Posto de atendimento de Santa Marinha do Zêzere: 254 886 029

O número geral da autarquia, para esclarecimento de dúvidas gerais, continua em funcionamento: 255 540 500.

A Câmara Municipal de Baião procederá, ainda, a 18 de março, a uma redução de recursos humanos adequada ao funcionamento dos serviços e às exigências do plano de contingência atual que se vive no país, privilegiado o teletrabalho e a rotatividade.

Entre as outras mudanças operadas devido ao surto do COVID-19 contam-se o fim da cedência de veículos camarários a entidades externas, nomeadamente a associações concelhias; e o encerramento dos sanitários públicos na vila de Baião à exceção dos existentes na Praça D. Manuel de Castro e Casa Mortuária.

De referir que todos os eventos agendados até 31 de março foram ainda cancelados. Por outro lado, os utentes dos diversos serviços encerrados verão a mensalidade de março ser abatida no próximo pagamento. A autarquia baionense garante que o fecho dos equipamentos e serviços não trará qualquer prejuízo financeiro aos seus utilizadores.

Paulo Pereira e o restante executivo estão a trabalhar, também, na possibilidade de extensão dos prazos de diversos pagamentos à Câmara Municipal.

NÚMERO PARA ATENDIMENTO DE CIDADÃOS NO ESTRANGEIRO

De recordar ainda que o Ministério dos Negócios Estrangeiros lançou, a 13 de março, uma linha de apoio para apoiar e informar cidadãos portugueses que estão no estrangeiro e que queiram regressar a casa. O objetivo é o de dar apoio aos portugueses que se encontrem transitoriamente em viagem no estrangeiro e necessitem de ajuda para regresso a Portugal. A linha de emergência COVID-19 tem o seu serviço assente no endereço de email covid19@mne.pt e no telefone +351 217 929 755.

 

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