OBRA BIOGRÁFICA QUE HOMENAGEIA OS 33 PRESIDENTES DE CÂMARA DE MESÃO FRIO APRESENTADA NO DIA DO MUNICIPIO

0
182

O Dia do Município, feriado municipal em Mesão Frio, foi assinalado com uma cerimónia solene, que decorreu no dia 30 de novembro, onde foi apresentada a obra «Presidentes da Câmara Municipal de Mesão Frio (1832-2021) – Biografia Anotada», do autor Bernardino Vieira de Oliveira.

A comemoração foi presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel que, pela quarta vez, esteve na vila Porta do Douro. Juntaram-se ao membro do Governo, na mesa de honra, o presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Alberto Pereira, o presidente da Assembleia Municipal, Carlos Silva e o autor da obra, Bernardino Vieira de Oliveira.

Na Biblioteca Municipal, local onde decorreu a cerimónia, o Secretário de Estado, Carlos Miguel foi convidado a assinar o Livro de Honra do Município. Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal agraciou o Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional com a Medalha de Ouro da Vila de Mesão Frio, como reconhecimento dos serviços distintos e outorgou o título de «Cidadão Honorário de Mesão Frio».

Alberto Pereira destacou o papel do Secretário de Estado que, até há bem pouco tempo, geria a pasta das autarquias locais e reconheceu e agradeceu publicamente tudo o que ele fez por Mesão Frio, enquanto responsável por essa pasta.

Desde 2015 que o atual executivo camarário deu ‘corpo’ ao Dia do Município, sendo esta a quinta cerimónia, na qual se pretende homenagear personalidades ligadas à história do concelho. “É um dia de reconhecimento às instituições, às associações, às empresas e sobretudo, aos mesão-frienses das mais diversas áreas do saber, do mundo académico e da política, que mais se destacaram na promoção e no desenvolvimento do concelho”, enfatizou o edil mesão-friense.

O Secretário de Estado, no seu discurso, apresentou um breve resumo das melhorias de todos os indicadores, que aconteceram neste município, durante os últimos anos.

Sobre a obra biográfica apresentada, o presidente da Câmara Municipal referenciou que “um concelho que valoriza o seu passado é um concelho com melhor futuro. Esta obra foi a forma que a Câmara Municipal de Mesão Frio encontrou para homenagear os 33 Homens que desempenharam as suas funções desde a imposição do municipalismo até à atualidade e sobre os momentos mais marcantes na vida política dos últimos 187 anos”, disse, reconhecendo o papel de todos os autarcas que lideraram os destinos do município e que o foram moldando e edificando”.

A cerimónia contou com a presença de vários convidados, nomeadamente, de familiares e representantes de ex-presidentes da Câmara Municipal de Mesão Frio, que assistiram a uma breve apresentação biográfica dos 33 autarcas de Mesão Frio e foram brindados com a oferta de uma obra biográfica.

A sessão solene teve Guarda de Honra da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mesão Frio e após o encerramento da cerimónia, decorreu um almoço convívio entre os convidados.

 

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

eight − four =