PERITOS DA REDE INTERNACIONAL DAS BIO-REGIÕES VISITAM A REGIÃO DO TÂMEGA E SOUSA

0
231

Uma comitiva de peritos da Rede Internacional das Bio-regiões, a IN.N.E.R. – International Network of Eco Regions, entidade responsável pelo processo de certificação das bio-regiões, visitou, nos dias 17 e 18, a região do Tâmega e Sousa.

 

A visita, organizada pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), contou com a participação do presidente da FONMED – Fundação do Sul para a Cooperação e Desenvolvimento dos Países do Mediterrâneo e Membro do Conselho de Administração da IN.N.E.R., Giuliano D’Antonio, do secretário-geral da Bio-região de Cilento, Emilio Buonomo, e do coordenador da I.N.N.E.R Portugal, Custódio Oliveira, que estiveram na região para monitorizar e avaliar o processo de constituição da Bio-região do Tâmega e Sousa e sequente adesão à IN.N.E.R.

Durantes dois dias, os três peritos visitaram explorações agrícolas consideradas boas práticas em modo de produção biológica, designadamente na produção de frutas frescas e frutos secos, legumes e hortaliças, ervas aromáticas, cogumelos, carne, mel e vinho, bem como distribuidores de produtos biológicos locais e regionais.

A visita constituiu mais um passo no trabalho que a CIM do Tâmega e Sousa tem vindo a desenvolver, desde 2020, no sentido de tornar o seu território numa bio-região e a criar condições para a sua integração na IN.N.E.R.

Uma bio-região é uma área geográfica onde agricultores e produtores biológicos, comunidade em geral, operadores turísticos, associações, instituições de ensino e poder local e intermunicipal estabelecem um acordo para a gestão sustentável dos recursos locais, partindo do modelo biológico de produção e consumo.

 

 

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

thirteen − eleven =