PRESIDENTE PAULO PEREIRA EXPLICOU HOJE EM MENSAGEM SEIS MUDANÇAS NA AUTARQUIA DE BAIÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

0
561

Aqui deixamos a mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Baião, que dirigiu hoje aos Baionenses 

Caras e Caros baionenses, 

 Estamos a viver tempos excecionais em que é necessário adaptarmo-nos, cada dia, e darmos o nosso melhor em prol da nossa Comunidade… 

Sempre em articulação com as Autoridades de Saúde, com o Governo, com as autarquias vizinhas, com as Juntas de Freguesia, e com todas as entidades e agentes da Protecção Civil, a Câmara Municipal de Baião teve que efetuar um conjunto de alterações ao seu funcionamento e aos seus serviços, para melhor proteger a saúde dos nossos cidadãos. 

Vou sintetizá-las em 6 pontos: 

Primeiro: Fechámos diversos equipamentos e valências por todo o concelho. Este encerramento não trará prejuízo financeiro para os utentes que já tinham pago a mensalidade. 

Cancelámos, também, todos os eventos que estavam previstos. 

Se puder, fique em casa, pela sua saúde e a dos outros! 

Segundo: Criámos uma linha de atendimento especial ao serviço dos cidadãos baionenses a viver em Baião, no resto do país e no mundo, para se esclarecem sobre todas as alterações que estão a decorrer a nível local e nacional. 

A linha funciona todos os dias, e os números estão mesmo aqui no rodapé. A linha não esclarece dúvidas de foro clínico (nesse caso deve continuar a ligar para o SNS 24), mas pode ajudar em muitas outras situações. Se tiver dúvidas? – Use estas linhas! 

Terceiro: Procedemos a uma redução de recursos humanos da autarquia adequada ao funcionamento dos serviços municipais e às exigências do plano de contingência, privilegiando o teletrabalho e a rotatividade. 

Os serviços centrais em Campelo, e os Postos de Atendimento de Ancede e Santa Marinha do Zêzere continuam a funcionar mas apenas fazem atendimentos por marcação. Se o seu assunto não é urgente, não se desloque aos serviços camarários. Use o telefone ou a nossa página da internet. 

O governo alargou os prazos de pagamento de diversos impostos e a Câmara Municipal também. O mesmo acontece com os documentos com validade terminada. 

Se o seu assunto for urgente e requeira tratamento presencial, faça a sua marcação pelos contactos que aqui lhe mostro. 

Relembro-o, também, de que a recolha de resíduos sólidos urbanos continua em funcionamento, mas agora, apenas, em dias úteis, e que estamos a proceder à desinfeção e esterilização do Espaço Público. Vamos também apoiar os senhores presidentes de junta nesta tarefa para que esta desinfeção chegue à sua freguesia. 

Quarto: Criámos, em conjunto com as autoridades de saúde e com a Câmara Municipal do Marco de Canaveses, uma área de Avaliação e Tratamento de Doentes com Covid-19 que vai servir a população de Baião e do Marco de Canaveses. 

A estrutura ficará instalada na cidade vizinha, em frente ao Hospital Santa Isabel e já se encontra a ser ultimada. A este serviço junta-se a implementação de centrais de atendimento telefónico para contacto com os cidadãos através do número da Unidade de Saúde Familiar local e o reforço da rede de apoio médico e enfermagem ao domicílio onde disponibilizaremos motoristas e viaturas, para reforçar e ajudar na operacionalização. 

Quinto: Em articulação com os senhores presidentes de junta de todo o concelho, estamos a acompanhar e a sinalizar eventuais casos de habitantes, sobretudo os mais vulneráveis e idosos, que necessitem da nossa ajuda para comprar bens essenciais como alimentação ou medicamentos. 

Em sexto e último lugar dirijo-me especialmente aos emigrantes baionenses que, por esta altura estão a chegar a Baião… 

Para lhes dar, naturalmente as boas-vindas à nossa querida terra e às suas famílias, mas relembrando a importância e obrigatoriedade de quarentena, pelo período de 14 dias. Esta atitude cívica de grande responsabilidade é, também, um sinal de respeito por todos! 

Caras e caros conterrâneos, 

Sendo certo que, mais cedo ou mais tarde, o virus COVID-19 pode chegar a Baião; também é certo que, no momento em que gravo esta mensagem – por volta das 15 horas desta sexta feira – ainda não temos nenhum caso positivo em residentes de Baião. 

Vamos – todos – contribuir para manter o mais afastada possível de nós esta pandemia… 

Cada um de nós tem a obrigação de se defender a si, a sua família e a nossa Comunidade. 

Ninguém está esquecido! 

Conheça estas mudanças com mais detalhe no site da Câmara, em www.cm-baiao.pt. 

Ajude-nos a passar esta mensagem, sobretudo a todos àqueles que não têm acesso às plataformas digitais. 

Por fim, permitam-me enviar um forte abraço de reconhecimento a todos quantos, não podendo ficar em casa, estão no terreno para garantir o melhor para a nossa Comunidade! 

Juntos, vamos conseguir ultrapassar melhor este grande desafio que nos interpela a todos. 

Com o seu contributo, vamos passar esta fase difícil. Juntos somos mais fortes.  

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

19 − seventeen =