PROJETO DIGITAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE OVIL QUER TORNAR BAIÃO MAIS INCLUSIVO E PARTICIPATIVO

0
249

O Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, em Baião, tornou-se, desde o início do ano letivo, num centro “EuSouDigital”, uma iniciativa nacional que visa ensinar o digital de forma simples e gratuita, juntando, num mesmo espaço, alunos e mentores.

 

Numa primeira fase, foram selecionados alguns alunos da escola que se voluntariaram para participar de forma ativa neste programa governamental, que aposta na inclusão e literacia digital, assim como na partilha de experiências entre gerações e no combate ao isolamento.

Os aspirantes a mentores realizaram sessões de formação de mentoria “O que ensinar e como ensinar o digital”. Após esta fase e como primeira iniciativa do centro, no dia 21 de outubro, os alunos das turmas 10.ºA e 12.ºG, supervisionados pelos professores Luís Carvalho e Ana Marques, receberam na escola alguns adultos do concelho.

Com o apoio dos mentores, os alunos que se deslocaram à escola aprenderam as bases de acesso à internet de forma gratuita, simples, ao ritmo de cada um e num espaço de proximidade. Após esta primeira sessão, os alunos foram convidados também a participar num lanche/demonstração oferecido pelo Curso de Restauração e Bar com os alunos do 10.ºD, orientados pelo professor Fernando Teles.

O balanço final desta sessão foi “muito positivo”, quer pela troca de experiências intergeracionais, quer pelos conhecimentos adquiridos pelos alunos. Segundo os alunos e mentores “será com certeza uma experiência a repetir”.

Ao longo do tempo pretende-se que estas sessões sejam periodicamente repetidas para que, desta forma, os atuais e novos alunos deste programa aprendam a navegar e a fazer pesquisas na internet, a aceder ao email, a uma rede social, a utilizar ferramentas de comunicação à distância e conheçam algumas das normas de privacidade e segurança, entre outros conteúdos.

“Fica um agradecimento especial por parte do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil à Santa Casa da Misericórdia de Baião por toda a disponibilidade e colaboração”, lê-se no comunicado.

 

 

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

17 − 14 =