ROTA DO ROMÂNICO VENCE CONCURSO EUROPEU

0
225

O projeto Cuidadores do Património da Rota do Românico é um dos 11 vencedores do concurso Histórias do Património Europeu 2020, promovido pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia, informou hoje em nota de imprensa.

Até março do próximo ano, serão dinamizadas diversas atividades (encontros, reportagens, publicações…) com o objetivo de conhecer e valorizar o papel de todos aqueles que, de forma apaixonada, asseguram a abertura, a proteção e a divulgação do património cultural da Rota do Românico.

Atualmente, a Rota do Românico beneficia da ajuda de 44 cuidadores do património, distribuídos pelas diversas capelas, igrejas e mosteiros do seu itinerário de visita. Pessoas que, orgulhosamente, guardam, vigiam e partilham as histórias do seu monumento, num verdadeiro compromisso de vida, pessoal e familiar.

Histórias como a da Dona Rosinha que zela, há 44 anos, pela igreja do antigo Mosteiro de Travanca, em Amarante, ou a da Dona Maria Odete e da sua irmã que desempenham igual função, há mais 14 anos, na Capela de Fandinhães, no Marco de Canaveses.

O concurso “Histórias do Património Europeu”, que se realiza anualmente desde 2018 (Ano Europeu do Património Cultural), reúne testemunhos de cidadãos e comunidades, com a missão de aumentar o conhecimento da herança cultural da Europa, reforçando o sentimento de pertença a um espaço europeu comum.

 

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

twenty + ten =